sábado, 19 de dezembro de 2009

A poinsettia



Nativa da América Central, a poinsettia vegetava numa área do Sul do México, conhecida como Taxco del Alarcon e, pelo que se sabe, os antigos Astecas chamavam-na de"cuetlaxochitl" e não a utilizavam apenas como planta decorativa. Das suas brácteas, extraíam uma tinta de tonalidade intensa, utilizada como cosmético e no tingimento de tecidos. O líquido leitoso, abundante nas suas hastes, era usado na preparação de poções contra a febre. É provável que as primeiras referências que relacionam a poinsettia a festas religiosas, como o Natal, situam-se no século XVII. Pela sua cor vermelho-brilhante e pelo florescimento durante o período das festas Natalinas, os monges franciscanos começaram a utilizar esta flor para decorar uma procissão típica do Natal, conhecida como "Festa de Santa Pesebre".

Podemos dizer que o responsável por toda a popularidade da poinsettia no Natal dos Estados Unidos foi Joel Robert Poinsett, o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México no período de 1825 a 1829. Nesta época, encantado com a vistosa planta mexicana, levou alguns exemplares para a sua terra, distribuiu entre amigos, enviou para jardins botânicos... enfim, fez tanto que mereceu baptizar a planta com o seu nome.

E, por falar nisso, entre os amigos que receberam a planta, estava o horticultor John Bartram que doou algumas mudas para o viveirista Robert Buist - tido como a primeira pessoa a vender a planta com o nome de Euphorbia poinsettia. A denominação Euphorbia pulcherrima, antes de sua introdução nos Estados Unidos e posterior interesse em sua comercialização, já havia sido reconhecida e publicada por um taxonomista alemão em 1833.

E para quem acha que o nome "pulcherrima" é horroroso, aí vai o seu significado: "a mais bela".

Como ela é:

Planta da família das Euforbiáceas, a poinsettia apresenta uma característica muito interessante: o que parecem ser as pétalas das flores, na verdade, são brácteas, ou seja, são folhas modificadas. Isso ocorre porque as verdadeiras flores da planta (veja detalhe ao lado) são pequeninas e quase insignificantes, não apresentando cores e formas atraentes para os polinizadores. Assim, as brácteas, coloridas e exóticas, que surgem ao redor das flores verdadeiras, cumprem a função de atrair os insetos e aves responsáveis pela polinização da planta.

Sempre vemos poinsettias comercializadas em vasos, o que nos dá a impressão de que se trata de uma planta de pequeno porte. Na verdade, em ambiente externo, plantada no jardim, por exemplo, ela pode atingir 3 metros de altura.

Ficha da Planta

Nome popular: poinsettia, bico-de-papagaio, flor-do-natal
Origem: América do Norte, México
Porte: arbustivo podendo atingir cerca 3 metros de altura.
Propagação: por meio da estaca de galhos
Luminosidade: precisa de sol pleno para se desenvolver bem. Em ambientes internos, só vai bem em locais com grande luminosidade natural.
Regas: constantes, mas sem encharcamento
Solo ideal: arenoso com boa drenagem. Uma boa mistura de solo é a seguinte: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.

* Rose Aielo Blanco é jornalista e editora do Jardim de Flores - http://www.jardimdeflores.com.br





Sem comentários: