sexta-feira, 22 de abril de 2011

Flôr da Páscoa

Frases para Orkut

Nesta Páscoa trago flores para todos! Flores de todas as cores, perfumadas e abençoadas por Deus! Para que o seu perfume envolva os vossos corações e esta Páscoa seja de Paz.

Trago também a "flôr da Páscoa", também conhecida em Portugal por Anémola; Anémona-do-Tejo; Anémona-dos-jardins; Campanilha; Flor-de-Páscoa; Flor-de-vento; Pulsatilha. O nome científico é Anemone palmat,  da família Ranunculaceae, que se distribui pela Região Mediterrânica Ocidental, encontrando-se em toda a Península Ibérica, sul de França, Córsega e Sardenha.

No Brasil, a "flôr da Páscoa" é o crisântemo, pela Páscoa ser próxima do Outono, e ser nesta estação que os crisântemos florescem.

Chryasanthemum – nome que em grego que significa flor de ouro – mais conhecida como crisântemo, a famosa rainha do Outono. Mas esta planta é de origem chinesa e foi utilizada pelo seu exército e por sua nobreza, depois levada para o Japão onde ficou símbolo nacional e em seguida para o oriente onde Carl Von Linné a nomeou.

Com flores simples ou dobradas, cores diversas, formas simples ou diferentes, tamanhos de pequenos a grandes e para vaso, jardim ou corte, é uma das plantas mais vendidas em todo o mundo. Esta inúmera variedade de plantas foram desenvolvidas para o cultivo durar o ano inteiro. O facto destas plantas terem resistência ao frio e ao calor é devido a um programa de selecção e melhoramento genético que vem sendo feito há muito tempo e intensamente.

Ela pode chegar a um metro de altura e algumas espécies têm as suas flores e flores comestíveis, mas também é muito utilizada na fabricação de inseticidas. É uma planta de dia curto que floresce no Inverno, mas fazendo o plantio em estufas durante o Verão obtém-se a produção durante o ano inteiro.

Em alguns países o crisântemo é utilizado em datas fúnebres e as suas cores têm diferentes significados como amarelo que significa amor acabado, vermelho é paixão e branco a sinceridade, mas também é utilizada em outras datas como natal, ano novo, dia dos namorados e dia dos pais e das mães, mas geralmente para os já falecidos, e em eventos sociais como aniversários, casamentos, etc. Acreditava-se que colocando uma pétala da flor no fundo de uma taça de vinho traria uma vida saudável e próspera.


Há também quem veja no girasol o símbolo da Páscoa. "Representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida."

Assim trago "flores da Páscoa" para todos, sejam anémolas, crisântemos ou girasóis! Feliz Páscoa.

Sem comentários: