sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A camélia




Da mesma família do chá, a Camélia apresenta inúmeras variedades e híbridos. Apresenta-se em arbustos ou árvores de porte médio, com folhas coriáceas, escuras, lustrosas, com bordas serrilhadas ou denteadas.

São flores vistosas, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas, algumas tão grandes quanto a palma da mão de uma pessoa adulta, outras tão pequenas quanto uma moeda. Certas espécies exalam um suave perfume. Os frutos são cápsulas globosas, que podem variar do tamanho de um amendoim ao de uma maçã, com cerca de 3 sementes esféricas.

As formas mais comerciais são as de flores grandes, com muitas pétalas e estames de cores fortes que variam do branco ao vermelho, com algumas variedades pintalgadas ou manchadas. As camélias amarelas são raras, e são obtidas apenas através da hibridização entre certas espécies.

As flores das camélias podem ser separadas em 3 categorias:

  • Simples: as flores possuem apenas um ciclo de pétalas, estames e pistilo íntegros e normalmente funcionais;
  • Semi-dobradas: as flores possuem mais de um ciclo de pétalas, estames e pistilos podem ou não ser transformados em petalóides, mas sempre há alguns estames íntegros, e algumas vezes férteis;
  • Dobradas: as flores possuem inúmeros ciclos de pétalas. Todos os estames e o pistilo são convertidos em estruturas petalóides, e as flores são sempre estéreis.

A sua utilização paisagística é ampla, adequando-se a jardins europeus, orientais e contemporâneos. A época da sua floração varia de acordo com o clima em que está inserida, podendo ocorrer desde o outono/inverno até durante ano todo em regiões mais quentes.

As flores podem ser colhidas e são bastante duráveis, desde que não sejam manipuladas, pois podem ficar com manchas escuras. É a flor inspiradora do romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho.


Como já é uma tradição, nos próximos dias 12, 13 e 14 de Março Celorico de Basto irá realizar a VII Festa Internacional das Camélias.

De acordo com o site celoricobasto.com, este ano o programa tem várias actividades. O festival começa no dia 12 de Março com um fórum que tem como tema O Turismo em Celorico de Bastos.

No dia a seguir, 13 de Março, haverá a habitual exposição, concurso e mercado de camélias, onde se pode ver vários tipos de camélias, podendo até adquirir alguns exemplares. Poderemos assistir também à Tertúlia das Camélias, esta actividade tem um espaço próprio onde se pode falar sobre o tema das festa.

No Domingo, dia 14, haverá a visita guiada aos vários jardins de Camélias do concelho, ponde se poderá ver e apreciar as camélias, trabalhadas artisticamente, fornecendo um especial encanto ao jardim.Realiza-se também uma caminhada Na Rota das Camélias, onde poderá visitar vários jardins de Camélias.

A participação nestas actividades está sujeita a inscrição gratuita, tirando estas actividades, poderão ver muitas mais iniciativas de título empresarial privado à associado à Festa Internacional das Camélias.

Para quem aprecia estes festivais de flores, sugiro ainda já este fim de semana o XLVI Concurso - Exposicón Internacional da Camelia, que se realiza em Pontevedra.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Plantas e flores em palavras



Tenho dois novos livros lindos: "Anatomia de uma Rosa" de Sharman Apt Russell e "Plantas e Flores" de Odete L. Nogueira. Os dois retratam o mundo maravilhoso das flores com os seus significados e os afectos e sentimentos que revelam. Anatomia de uma Rosa conta-nos a vida íntima das flores numa viagem luminosa ao mundo da Botânica, enquanto que Plantas e Flores revela-nos uma viagem muito interessante pelo mundo floral e faz descobertas ainda mais surpreendentes. Plantas e Flores foi beber na própria história da humanidade as ligações entre as flores e as emoções.

Que espécie de magia envolve as flores? Que mistério as liga tão fortemente às emoções humanas? Por que estão presentes em todas as ocasiões onde a emoção humana está em evidência?

As plantas estiveram sempre relacionadas com o destino dos Homens. Já descobriu qual a sua preferida? E sabe porquê? Prometo trazer alguns registos interessantes destas duas obras.
Fique por aí.